top of page

Visibilidade da leitura

Empower
Growth

Camões, engenho e arte

"No âmbito da comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões, as escolas do município de Ílhavo organizaram e dinamizaram um conjunto de atividades, visando homenagear um dos maiores vultos da poesia, da cultura e da língua portuguesas. Destacamos, assim, não só as exposições de trabalhos de alunos, mas também as palestras, as leituras e as dramatizações, que relembraram a importância da palavra e do pensamento camonianos, tanto para a nossa literatura como para a nossa identidade."

Leitura orientada

LOSA

O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula desenvolve-se no AEGN com o apoio das bibliotecas da RBI, tendo como finalidade a melhoria da compreensão leitora dos seus alunos. As bibliotecas organizam-se na aquisição de conjuntos de livros, divulgação e distribuição dos mesmos, de acordo com a seleção feita pelos docentes a partir de uma lista coletiva partilhada.

As PB disponibilizam, ainda, recursos de apoio à leitura. A exploração de algumas obras é complementada pela aplicação do jogo “Quem sabe mais sobre…” da exclusiva responsabilidade das PB.

Socialização da leitura

Dar a voz aos livros é um projeto que visa o treino e o desbloqueio da leitura, no 2º ciclo. 

Decorre em sessões de leitura em voz alta, no espaço da biblioteca.

Fases do Projeto

  1. Acolhimento e Primeiras Impressões
    A turma é recebida na biblioteca. Cada cadeira tem um livro diferente previamente selecionado pela professora bibliotecária (PB). Cada aluno escolhe livremente um lugar, entrando assim em contacto com um livro que poderá ser totalmente novo para ele.

  2. Leitura Silenciosa e Escolha de Parágrafo
    Após um tempo de leitura silenciosa e exploração livre do livro, cada aluno escolhe um parágrafo que considere interessante, marcante ou curioso, com a intenção de o ler mais tarde em voz alta para os colegas.

  3. Sorteio do Desafio de Leitura
    Um recipiente colocado no centro do grupo contém papéis com diferentes desafios lúdicos de leitura (ex: “ler como se estivesse num palco de teatro”, “ler sussurrando”, “ler com voz de robot”, “ler em ritmo de canção”, etc.). Cada aluno retira um desafio que irá servirá de orientação para a sua leitura.

  4. Leitura em Voz Alta com o Desafio
    Aplicando o estilo ou desafio de leitura sorteado, cada alunos lê o paragrafo que escolheu. 

  5. Momento de Escuta: Leitura de um Conto pela PB
    A sessão termina com a leitura integral de um conto, feita pela professora bibliotecária. Este momento convida os alunos à escuta ativa, à fruição estética da leitura e à apreciação literária.

Empower
Growth

Dar a voz aos livros

Hora do conto

Leitura recreativa

A leitura recreativa, no AEGN, decorre através de diversas dinâmicas, adaptadas ao ciclo de ensino e às condições dos diferentes estabelecimentos, nomeadamente, a existência ou ausência de biblioteca escolar.

No 1º ciclo, a partir do 3º ano e nos 2º e 3º ciclos, todas as turmas do agrupamento, realizam, diariamente, "10 minutos a ler".

Nas escolas básicas com Pré-escolar e 1º ciclo dotadas de bibliotecas escolares há "Hora do conto", de regularidade semanal. Já as escolas não dotadas de uma biblioteca recebem, periodicamente, baús de livros, para todos os níveis de ensino, tendo em conta o número de turmas e as caraterísticas dos alunos. No dia em que os baús são entregues, todas as turmas são presenteadas com a leitura de uma história.

Envolvimento da família

À descoberta de... Paulo Galindro

As escolas básicas com Pré-escolar e 1º ciclo, dotadas de bibliotecas escolares, beneficiam, entre outras atividades, de uma sessão de "Hora do conto", promovida pela biblioteca municipal. As obras lidas são diferentes para cada ano de escolaridade e integram-se num tema abrangente. Segue-se a apresentação de um desafio de criação artística, a ser executada pelas crianças com a colaboração das famílias.

Os trabalhos realizados são expostos, primeiro na biblioteca municipal e depois nas bibliotecas escolares frequentadas pelos alunos que os realizaram.

Na biblioteca municipal são alvo de um concurso e a escola vencedora recebe um prémio em livros, que revertem para a respetiva biblioteca.

Bibliotecas em Rede

​A Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI) promove, anualmente, o evento “Bibliotecas em Rede”, aberto à comunidade. Trata-se de um momento cultural, que se realiza na biblioteca municipal, com a participação de alunos dos três agrupamentos.

Esta iniciativa encerra o trabalho desenvolvido ao longo do ano, no âmbito do Plano de Promoção do Livro e das Literacias (PPLL), reforçando a articulação entre as bibliotecas escolares dos três agrupamentos do concelho e a biblioteca municipal.

bottom of page