Leitura orientada
O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula desenvolve-se no AEGN com o apoio das bibliotecas da RBI, tendo como finalidade a melhoria da compreensão leitora dos seus alunos. As bibliotecas organizam-se na aquisição de conjuntos de livros, divulgação e distribuição dos mesmos, de acordo com a seleção feita pelos docentes a partir de uma lista coletiva partilhada.
No AEGN as PB disponibilizam, ainda, recursos de apoio à leitura. A exploração de algumas obras é complementada pela aplicação do jogo “Quem sabe mais sobre…” da exclusiva responsabilidade das PB.
LOSA
No ano em que se celebra meio século sobre a revolução do 25 de abril, as escolas do município de Ílhavo quiseram aprofundar o conhecimento das novas gerações sobre os factos que motivaram o golpe de estado, que devolveu a liberdade e a democracia ao povo português.
Aqui se documentam diversas iniciativas desenvolvidas pelo AEGN, em torno da leitura e análise do legado que escritores, jornalistas, poetas e outros registaram acerca do tema.
Socialização da leitura
Histórias em Cadeia
"Histórias em cadeia" é um projeto transversal que envolve alunos de todas as escolas do agrupamento, desde o pré-escolar ao 3º ciclo. Visa trabalhar diferentes áreas do saber, fomentar experiências de aprendizagem diversificadas e promover a participação ativa dos alunos no ato criativo a nível literário e artístico.
Desenvolve-se em três fases:
1.ª Fase - Atividades de leitura e expressão plástica na turma do ciclo mais baixo.
Entrega de um livro surpresa/álbum novo e “secreto” a uma turma do pré-escolar ao 2.º Ciclo. Em sala de aula, o livro é explorado e criado um objeto que o represente no seu todo ou em parte.
2.ª Fase - Atividades de escrita criativa na turma do ciclo seguinte.
Entrega do objeto à turma parceira do ciclo mais avançado que a partir dele criará uma nova história, no decorrer de uma oficina de escrita criativa.
3.ª Fase - Encontro entre as duas turmas num momento de partilha e divulgação.
Encontro das turmas para apresentação de ambas as histórias, começando pelo texto criado pelos alunos mais velhos e seguido da revelação do livro que deu origem ao objeto.
Leitura recreativa
A leitura recreativa, no AEGN, decorre através de diversas dinâmicas, adaptadas ao ciclo de ensino e às condições dos diferentes estabelecimentos, nomeadamente, a existência ou ausência de biblioteca escolar.
No 1º ciclo, a partir do 3º ano e nos 2º e 3º ciclos, todas as turmas do agrupamento, realizam, diariamente, "10 minutos a ler".
Nas escolas básicas com Pré-escolar e 1º ciclo dotadas de bibliotecas escolares há "Hora do conto", de regularidade semanal. Já as escolas não dotadas de uma biblioteca recebem, periodicamente, baús de livros, para todos os níveis de ensino, tendo em conta o número de turmas e as caraterísticas dos alunos. No dia em que os baús são entregues, todas as turmas são presenteadas com a leitura de uma história.
Baús de histórias
Envolvimento da família
A BMI vai à BE
As escolas básicas com Pré-escolar e 1º ciclo, dotadas de bibliotecas escolares, beneficiam, entre outras atividades, de uma sessão de "Hora do conto", promovida pela biblioteca municipal. As obras lidas são diferentes para cada ano de escolaridade e integram-se num tema abrangente. Segue-se a apresentação de um desafio de criação artística, a ser executada pelas crianças com a colaboração das famílias.
Os trabalhos realizados são expostos, primeiro na biblioteca municipal e depois nas bibliotecas escolares frequentadas pelos alunos que os realizaram.
Na biblioteca municipal são alvo de um concurso e a escola vencedora recebe um prémio em livros, que revertem para a respetiva biblioteca.